Aproveitamento do Biogás em ETEs: Mitos e Oportunidades

 

Nas estações de tratamento de esgoto, os custos de eletricidade frequentemente são a maior parcela dos custos operacionais, juntamente com o descarte de lodo.  O uso do biogás, gerado no tratamento anaeróbio, como uma fonte alternativa de energia elétrica pela pode ser uma contribuição importante para a redução dos custos de energia das ETEs e, consequentemente, redução da emissão de gases de efeito estufa relacionados as mudanças climáticas.

Entretanto, o uso desse biogás que pode parecer perfeito sob a perspectiva da economia circular, encontra desafios em sua implementação prática, especialmente em países com mercados emergentes e economias em desenvolvimento.

Nesses 20 anos de experiência no Brasil e na América Latina, a Rotária identificou alguns desafios a serem superados para a implementação bem sucedida de projetos de biogás.

Fotos realizadas durante consultoria e monitoramento da produção de biogás em 10 ETEs com UASB no Brasil – Projeto de Medições do PROBIOGÁS (GIZ)

 

Fotos realizadas durante instalação de gasômetro e motor gerador (CHP) em projeto P&D de aproveitamento de biogás de UASB 

 

Para tal, destaca-se a importância de análise de pré-viabilidade com taxas reais e considerando o volume de biogás efetivamente disponível para aproveitamento alinhando assim as expectativas de pré-projeto. Importante mencionar que se considera o biogás efetivamente disponível para aproveitamento, a quantidade de biogás realmente coletada e medida, pois em todos esses anos de pesquisa e monitoramento de ETEs com biogás detectamos fugas e perdas muito além do valor teórico.

Sendo assim, as medições de biogás  são de fundamental importância para o sucesso na implementação dos projetos. Outro ponto chave é assegurar o funcionamento contínuo, contando com peças de reposição evitando paradas não programadas do motor.

Destacam-se também algumas barreiras como a baixa quantidade de fabricantes nacionais de equipamentos, a burocracia envolvida em processos de administração pública e a falta de opções de financiamento. Porém, se vislumbra a possibilidade de combater parte desses desafios por meio de contratos de desempenho.

Maiores detalhes sobre nossas lições aprendidas podem ser visualizadas nas palestras da Rotária no link abaixo. Nossa playlist reúne todas as palestras do evento internacional que organizamos chamado “Biogas in Emerging Markets and Developing Economies (EMDEs): Myths and Opportunities”.

Nesse evento também abordamos casos de projetos reais no Brasil, Peru, Costa Rica e México. Confira! O acesso direto as contribuições da Rotaria para esse evento (em inglês) encontram também nesses links:

A realidade do biogás em economias emergentes, suas oportunidades, mitos e problemas.
Dr. Christoph Platzer, Rotária do Brasil

Implementação de tecnologias de biogás é sempre amigável ao clima e sem danos?
Eng. Carolina Cabral, Rotária do Brasil

 

Para mais informações convidamos a visitar nosso site Rotária-Biogas, onde vinculamos mais publicações relevantes sobre o tema do uso do biogás no Brasil, para as quais contribuímos com nossas experiências.

Playlist completa do evento (8/2021):Biogas in Emerging Markets and Developing Economies (EMDEs): Myths and Opportunities”