03 jul Rede online: promovendo o compartilhamento de boas práticas dos prestadores de serviço de saneamento
Brasil
Em meio a pandemia causada pela COVID-19, uma das poucas certezas é que a higienização adequada é uma das formas mais eficazes para prevenir-se do contágio. Hoje, mais do que nunca, a continuidade dos serviços de saneamento se mostra indispensável. Tendo os serviços de saneamento como essenciais, faz-se necessário reorganizar as estruturas de gestão, operação e o que for necessário para manter a prestação dos serviços de maneira eficiente e responsável ante a pandemia.
Visando auxiliar os Prestadores de Serviço de Saneamento (PSS) diante desse cenário, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) criou uma rede online intitulada “Rede de resiliência dos prestadores de água e esgoto ante a Pandemia do COVID-19” em parceria com o ProEESA e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento implementada pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ).
A equipe da AKUT e Rotária prestaram consultoria para a concepção dessa rede, e elaborou uma série de 3 webinars, onde foram apresentadas de maneira prática as medidas concretas implementadas pelos PSS alemães e brasileiros. Ao final de cada sessão, foi aberto um tempo para perguntas e respostas com os participantes e apresentadores, onde ocorreram trocas de experiências construtivas.
Dentre os tópicos abordados durante os webinars, pode-se destacar: Elementos essenciais do plano de resposta ao Covid-19, formação de comitês de gestão de crises, equipamentos e processos estratégicos, fornecimento de insumos químicos, adoção de boas práticas com relação às medidas de proteção ao trabalhador, higienização das unidades, comunicação e ações específicas para populações em situação de vulnerabilidade social.
Como parte do material de apoio, planos de emergência existentes de outros países foram adaptados, e experiências locais foram coletadas para desenvolver em conjunto o documento intitulado “Elementos de um plano de resposta a pandemias para Prestadores de Serviço de Saneamento (com foco no Covid-19)”. O objetivo não é fornecer diretrizes para o desenvolvimento de um plano, mas coletar um amplo conjunto de informações sobre ações específicas que podem ser adotadas.
Com a informações compartilhadas durante a série de webinars e com o grande interesse das prestadoras nas discussões, obteve-se uma rica troca de conhecimentos e apoio.
Consulte as gravações dos webinars e o material de apoio em:
http://drive.google.com/drive/u/0/folders/107CjGEPMB3nA4Q1mxbqeFA0lRr45ydyG
Peru
Em um primeiro momento, esta transferência de conhecimento foi colocada em prática no Brasil e, com o sucesso da iniciativa, foi elaborada uma série de 4 webinars voltados às empresas de saneamento do Peru. Nesse segundo momento, a rede contou com o apoio do Ministério da Habitação, Construção e Saneamento (MVCS) do Peru, em parceria com a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento implementada pela GIZ e a Cooperação Suíça (SECO) através do PROAGUA III.
No Peru, a iniciativa contou com mais de 500 participantes inscritos do setor de saneamento, de aproximadamente 40 PSS e outras diferentes instituições.
O principal objetivo desta rede online é garantir a continuidade dos serviços durante a pandemia e, ao mesmo tempo, proteger a saúde dos funcionários dos PSS.
Outra iniciativa voltada aos PSS peruanos surgiu da possibilidade de mapear e monitorar o novo coronavírus através das águas residuais. Foi realizado um webinar exclusivamente para compartilhar apresentações técnicas a respeito do tema “Monitoramento do esgoto como uma ferramenta para a vigilância epidemiológica da COVID 19”. O webinar contou com a presença de expositores internacionais da Espanha, Suíça e Peru, assim como do Prof. Dr. Carlos Chernicharo coordenador do INCT ETES Sustentáveis (UFMG).
Os expositores compartilharam suas experiências e projetos, expondo os primeiros resultados encontrados, metodologias utilizadas e perspectivas de seus projetos. O Objetivo foi promover um intercâmbio de informações, afim de compartilhar desafios e oportunidades relacionados ao monitoramento da COVID 19 no sistema de esgotamento sanitário.
O webinar contou com mais de 700 participantes inscritos do setor de saneamento, de aproximadamente 60 PSS e outras diferentes instituições.
Consulte as gravações e materiais no site do Ministério do Peru: