Consultoria

Contamos com um corpo técnico qualificado composto por doutores, mestres e engenheiros especializados no setor de saneamento. A cultura do conhecimento está enraizada em toda equipe e os colaboradores e funcionários são incentivados e motivados a se aprimorarem em suas respectivas áreas, para que o resultado do trabalho de consultoria evolua constantemente.
Desenvolvemos projetos de pesquisa e desenvolvimento e cooperamos com diversas universidades, entre elas a TU Berlin, a UFSC e a UFMG.

Desde 1996 contribuímos com nosso conhecimento em programas da cooperação intdernacional (GIZ, Banco Mundial, BID, SECO) ao desenvolvimento sustentável dos serviços de água e esgoto, com foco na eficiência econômica, proteção do clima, gestão sustentável de recursos hídricos e seguranca alimentar, entre outros.
As valorosas experiências de consultoria nacional e internacional enriquecem nossos projetos e permitem um desenvolvimento professional contínuo.

Oferecemos consultoria e capacitações nas seguintes áreas:

  • Gestão dos serviços de água e saneamento,
    aspectos institucionais, comerciais, socioeconômicos e técnicos, gestão integral de serviços, soluções para áreas sem atendimento de rede coletora de esgoto
  • Mudanças climáticas – mitigação e adaptação do setor de saneamento;
    Redução de perdas em redes de água potável, eficiência energética nos serviços de abastecimento de água e esgoto, uso de biogás (ETE, RSU e Agroindústria), redução de emissões no setor de saneamento
  • Tratamento de esgoto (ETE): soluções integrais de tratamento completo (efluente, lodo, energia e biogás), diagnósticos, adaptação do projeto a exigências elevadas, solução de problemas operacionais
  • Saneamento focado em recursos (Saneamento sustentável): Fechar os ciclos de agua e nutrientes pelo aproveitamento de efluentes e lodos tratados e integrar medidas apropriadas de eficiência energética na gestão de saneamento

Nossa participação em programas internacionais desenvolvidos com AKUT Partner e outros cooperantes:

Saiba mais sobre nossa participação em programas de cooperação internacional

ÁFRICA DO SUL:

Dentro do programa GIZ-SAGEN (South African-German Energy Programme) desenvolvemos com a AKUT Partner a área de aproveitamento energético de biogás nas ETE, neste país são usados principalmente tecnologias de Lodo ativado ou Filtro Percolador com digestor de lodo.

ETE de Captown (ETE Cape Flats)

Mombela (ETE Kingstonvale)

Pretoria/Tshwane (ETE Daavensport)

BOLIVIA:

Dentro do programa GIZ-NEXO desenvolvemos com a AKUT Partner desde 08/2017 um enfoque prático para introduzir de modo exemplar a gestão sustentável de recursos hídricos, energia e segurança alimentar.

BRASIL:

Dentro do programa PROBIOGAS promovido pela GIZ e Ministério das Cidades desenvolvemos em consórcio com a AKUT Partner e outros colaboradores nacionais e internacionais entre 2013 e 2016 as seguintes publicações, resultantes desses 3 anos de consultoria, disponíveis no site do Ministério das Cidades:

Produção de biogás em ETE (DOWNLOAD formato pdf)

Projeto de medição de biogás produzido em 10 reatores UASB em escala real, medidores online de Vazão de esgoto, DQO e biogás (vazão e composição)

Manuais, pesquisa e cursos sobre biogás em geral (DOWNLOAD formato pdf)

Apresentações dos nossos consultores na FENASAN/AESABESP 2016; ABES 2016 Rio de Janeiro, IV Workshop Internacional sobre Aproveitamento do Biogás em ETEs, Curitiba

No âmbito do Programa ProEESA entre GIZ e Ministério das Cidades prestamos serviço de consultoria para análise de eficiência energética em sistemas de abastecimento de água.

GUATEMALA:

Dentro do programa GIZ ADAPATE com o MARN (Ministerio Medio Ambiente e Recursos Naturales) capacitamos em conjunto com a AKUT Partner de modo exemplar 3 Municípios sobre o desenvolvimento de planos integrais de serviços de água e saneamento, considerando a gestão sustentável de recursos hídricos, incluindo temas técnicos, socioeconômicos e institucionais.

MÉXICO:

Dentro do programa GIZ-EnRes (Aprovechamiento Energético de Residuos Urbanos) desenvolvemos com a AKUT Partner a área de aproveitamento energético de biogás em ETE, focando em soluções para o lodo, capacitações e análise de viabilidade econômica.

NICARÁGUA:

Dentro do programa GIZ-PROATAS com ENACAL (Empresa Nicaraguense de Acueductos y Alcantarillados) trabalhamos com a AKUT Partner na área de fortalecimento de capacidades no setor de serviço de água e saneamento, entre outros, contribuímos para o melhoramento do estado operacional de ETE existentes (lagoas facultativas, Tanque Imhoff, UASB; Lodo ativado e Wetlands) bem como para a gestão integrada de sistemas de abastecimento de água inclusive da aplicação de sistemas de georreferenciamento (SIG).

PERU:

Junto com nosso parceiro alemão AKUT Partner somos sócios da empresa AKUT Peru (antes: Rotaria del Peru SAC)  que atua desde 2006 em diferentes áreas:

  • PPP com PROAGUA (2009 a 2011) para introdução de soluções de saneamento seco: desenvolvendo diferentes modelos de banheiros ecológicos/ secos e adaptando diferentes tipos de modelos de gestão. Além disso desenvolvemos com a Universidad Agraria La Molina um curso de especialização em Saneamento Sustentável com enfoque integral de serviço de saneamento.

Video (6 min) em espanhol sobre a realização de saneamento seco

Promovendo as soluções de saneamento seco em diferentes situações no Peru

  • Desenvolvemos com AKUT Peru um software para controle de descargas industriais na rede pública de esgoto.
  • Para o Banco Mundial/WSP (Water and Sanitation Program) fizemos o diagnóstico de situação nas zonas urbanas de Lima/Peru sem atendimento de serviço público de água e esgoto.

Pesquisa sistemática sobre a situação de água e saneamento nos assentamentos periurbanos de Lima (Peru) para Banco Mundial (WSP)

Dentro do programa GIZ-PROAGUA desenvolvemos com a AKUT Partner desde 2004 o fortalecimento institucional para empresas municipais de serviço de água e saneamento (EPS – Empresa Prestadora de Serviço):

  • Acompanhamos o desenvolvimento de planos de mitigação e adaptação a mudanças climáticas de 30 EPS
  • Contribuímos para o estabelecimento do regulamento nacional peruano de uso de lodo de ETE como biossólidos
  • Acompanhamos as empresas de serviço de água e saneamento na realização de projetos pilotos de comercialização de efluente tratado para reuso
  • Fizemos parte do comitê nacional para estabelecer Valores Máximos Permissíveis para as cargas industriais na rede de esgoto
  • Trabalhamos na redução de perdas nas redes de abastecimento de água com estudos de micromedição
  • Resultados: Publicação de Guias para as Empresas de Serviço de Água e Saneamento (Tools PMRI)

Assessoria em campo e organização de visitas técnicas em Alemanha fazem parte de Fortalecimento institucional dentro do programa GIZ PROAGUA no Peru

Conheça em detalhes nossas soluções

Receba uma ligação de um consultor