Sanepar

Desafio inicial

A Rotária do Brasil foi apresentada para a Sanepar através de um contato da agência de cooperação alemã GIZ (Deutsche Gesellschatt für Internationale Zusammenarbeit, ou Sociedade Alemã para a Cooperação Internacional) e do Ministério das Cidades.
Este contato foi feito dentro do Probiogás (Projeto Brasil-Alemanha de Fomento ao Aproveitamento de Biogás no Brasil). A Sanepar, por sua vez, acompanhou as ações do Probiogás desde a fase de preparação do projeto e, desde então, formalizou o seu interesse em contribuir com o Probiogás através de um Memorando de Entendimento com a GIZ.

Desde a assinatura deste memorando conjunto, a Sanepar ratificou o seu posicionamento favorável para a integração de esforços dentro do Probiogás, assim como para a troca de experiências e o intercâmbio de conhecimentos técnicos e científicos.
Este último objetivo deveria ser contemplado mediante a realização de atividades de difusão de conhecimento, pesquisa e extensão nas áreas de eficiência energética e no tratamento de esgoto, assim como na busca de melhorias operacionais voltadas para a otimização da produção e o aproveitamento energético de biogás.

Pesquisa com sondas online, uma das inovações do Probiogas e aplicado com assistência técnica de Rotaria do Brasil

“Durante a realização de todas as atividades relacionadas com o Probiogás, a equipe da Rotária do Brasil sempre se mostrou preparada tecnicamente para discutir e executar os projetos de cooperação, utilizando-se de boas práticas de engenharia e cordialidade nas tratativas interpessoais”

Gustavo Rafael Collere Possetti, gerente de Assessoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Diretoria de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar

logo-sanepar

Com os serviços da Rotária

A Sanepar realizou diversas atividades técnico-científicas em parceria com a Rotária do Brasil que, na época, executava iniciativas dentro do Probiogás. Dentre as atividades desenvolvidas em conjunto, destaque para a elaboração de diretrizes técnicas sobre aproveitamento energético de biogás de ETEs (estações de tratamento de esgoto).

A parceria entre a Sanepar e a Rotária do Brasil também resultou na efetivação do projeto nacional de medição da produção de biogás em reatores anaeróbios alimentados com esgoto e na contribuição das duas companhias em fóruns técnicos especializados e que discutiram sobre o aproveitamento energético de biogás com ETEs.

O trabalho desenvolvido nestas três frentes de atuação resultou em quatro normas técnicas alemãs traduzidas para o português: a DWA-A 216, a DWA-M 212, a DWA-M 361 e a DWA-M 363. Também foram produzidos um guia técnico sobre o aproveitamento energético de biogás de ETEs; sistemas para medição de biogás em tempo real nas ETEs Padilha Sul – Curitiba e Norte – Londrina; um banco de dados sobre medições de biogás em ETEs; e especificações técnicas de equipamentos para medições de biogás em ETEs.
A parceria entre a Sanepar e a Rotária também resultou em pelo menos quatro debates técnico-científicos de impacto e no desenvolvimento de massa crítica para o setor de saneamento brasileiro. Esses resultados, que tiveram contribuição também de outros agentes ligados ao Probiogás, têm subsidiado importantes avanços da Sanepar na área de aproveitamento energético de biogás proveniente de ETEs.

Nossos clientes