CESTE – Consorcio Estreito Energia

Em grandes empreendimentos de infraestrutura importantes para o desenvolvimento do Brasil, como é exemplo de hidrelétricas, parte do projeto e da construção está vinculado à outras demandas. São atividades complementares, compensações e/ou condicionantes ambientais que ajudam a promover o desenvolvimento da região e das áreas de influência destes empreendimentos. Entendendo que um dos principais fatores ao desenvolvimento é a promoção da saúde por meio de obras de saneamento, o Consorcio Estreito Energia (CESTE) em 2015 realizou a contratação para a construção de duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) no município de Carolina, um dos atingidos pelo reservatório da usina hidrelétrica de Estreito, localizada ao sul do Estado do Maranhão. Estas duas ETEs fazem parte do plano compensação ambiental pelo impacto gerado pela construção da usina, tendo como característica principal a melhoria do saneamento básico na cidade, proporcionando assim saúde para toda a comunidade.

“A Rotária do Brasil, com excelência demonstrou a capacidade de integrar as melhores técnicas de tratamento de efluentes com integração dos envolvidos, permitindo satisfação das partes envolvidas como o Consorcio Estreito Energia, município, órgãos ambientais e comunidade, com solução eficaz e econômica.”

logo-ceste

Com os serviços da Rotária

No início do ano de 2016, a Rotária do Brasil iniciou em regime de turn-key a construção das duas ETEs em Carolina / MA conforme contrato firmado com o CESTE. As estações foram concebidas para tratar a contribuição de efluente gerado nos bairros COHAB (ETE COHAB), Brejinho e parte do centro (ETE Brejinho) equivalentes à 3.000 hab. e 3.473 hab. respectivamente.

COHAB e BREJINHO
SBR em sua melhor forma

O tratamento de Esgoto por sistema aeróbio para ambas as localidades (Brejinho e COHAB) foi projetado em Sequencing Batch Reactor (SBR). Devido ao curto prazo de execução requerido pelo CESTE, os reatores foram construídos em Aço Vitrificado o que permitiu executar ambas as ETEs em apenas 6 meses. Desta forma demonstrou-se na prática os eficiência e eficácia na construção, sinônimos de inovação tecnológica e dois dos nossos principais valores corporativos.

As ETEs possuem configuração idêntica com o turn-key contemplando: (1) elevatória final do esgoto bruto à ETE, (2) pré-tratamento com peneira estática auto limpante e caixa de areia, seguindo para o (3) tratamento aeróbio tipo aeração prolongada em reatores de lodos ativados SBRs contruídos em aço vitrificado. Para a oxidação da matéria orgânica e nitrificação foram adotados turbo aeradores e desnitrificação que propicia o retorno de alcalinidade, manutenção do pH e estabilização do processo, a instalação de misturadores rápidos. Por fim, garantido total segurança para a disposição final no Rio Tocantins, (4) desinfecção por hipoclorito de sódio e desaguamento do lodo ativado em excesso em (5) leitos de secagem.

Em termos de integração à comunidade, a construção das ETEs não apenas trouxeram melhoria à saúde e ao meio ambiente pelo tratamento do esgoto, como também o desenvolvimento social, já que foi priorizada a contração de mão-de-obra local, replanejamento da execução frente a necessidade da comunidade, reuniões, palestras e capacitações aos professores da rede de ensino do município. Dessa forma, foram demonstradas confiabilidade, honestidade e transparência em todas as fases da obra deixando a comunidade, município, contratante e demais e stakeholders satisfeitos com a obra.

Nossos clientes